terça-feira, 21 de setembro de 2010

Romance virtual

Hoje em dia é muito comum, por exemplo, mandar e receber um e-mail do que uma carta. Entrar no MSN ao invés de ir a uma praça e conversar com alguém ali. É muito comum, você ter amigos virtuais que talvez jamais venha a conhecer algum dia e, com eles, trocar algumas experiências.É muito comum até mesmo obter-se sexo, ainda que seja audiovisual. Mas quanto ao amor ou namoro virtual, é possível sua existência? Muitos sites de relacionamentos têm apostado nessa idéia, e muitos internautas optam por eles em busca da cara metade ou de um amor mais substancial, o que a primeira vista pode  até parecer ser contraditório, pois no mundo virtual tudo tende a ser dissolvido. Então por que será que  muitos estão buscando um relacionamento mais duradouro, mais consistente e tangível em um espaço dimensional? O que leva alguém a trocar as táticas tradicionais da paquera e do namoro por esses sites?
Uma das possíveis respostas para essas perguntas, pode ser que na Internet as pessoas ao se transformarem em nicknames e se rotulam em suas próprias características e predileções. Tornam-se,portanto, mais acessíveis, disponíveis a outras pessoas.. O problema é quando a partir disso, a amizade começa a se transformar em amor. Quando os dois feridos pela distância começam a sentir a necessidade de se tocarem, de se beijarem e de se amarem verdadeiramente. É então onde começa o amor virtual.  Um amor translúcido, transcendental, dimensional, enlouquente e que na ausência do corpóreo, tenta apegar-se às palavras digitadas  na tela de um computador. Busca entreter-se em exibições de imagens e sons como um arremedo da necessidade.
Muitos têm criticado severamente esse tipo de comportamento, alegando que isso tem contribuido para a promiscuidade das pessoas e também para a indiferença em suas relações interpessoais cotidianas. Mas o fato é que,  se existe a busca pelo amor verdadeiro, então podemos dizer que ainda existem pessoas que querem namorar, casar e ter um relacionamento, e a Internet, por meios desses  sites de relacionamentos, tem oferecido apenas mais uma porta para esses corações inflamados e doentes de amor. 
O que importa é a intenção e não o "veículo" utilizado. Contudo, embora a Internet tenha facilitado eses encontros e fermentado esses amores virtuais,ela por si só, não poderá salva-los, pois as necessidades do amor estão ligadas intimamentes ao físico. Por isso, um amor virtual pode ser concebido e alimentado, mas para que sua manutenção possa de fato existir, ele deve transpôr a fronteira do virtual e deixar de ser platônico para ser concreto e palpável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário